Clínica de Fraturas e Ortopedia Vinhedo


artigosArtigos


Nucleoplastia

Trata-se de um novo tipo de tratamento para a hérnia discal (cervical , dorsal e lombar) contida e em casos selecionados de degeneração discal lombar (discopatia dolorosa). Na nucleoplastia o disco intervertebral não é retirado, mantendo sua função primordial de “amortecedor”.

É um tratamento minimamente invasivo, onde não são realizados cortes nem há a necessidade de internação, sendo uma alternativa ao tratamento cirúrgico convencional. Os resultados clínicos são bastante promissores, pois aliviam imediatamente as dores lombares em 80% dos casos.

É uma terapia realizada em regime ambulatorial, em que um cateter de um milímetro de diâmetro é introduzido no interior do disco. O mesmo transmite ondas de radiofreqüência específica que remove (ablação) e aquece o disco de maneira controlada, com o objetivo de descomprimir e promover a contração interna do disco.

Na grande maioria dos casos o paciente tem alta após a recuperação da sedação anestésica, sendo orientado à não realizar esforços por alguns dias. Gradualmente o paciente é motivado ao retorno às suas atividades habituais, tanto no trabalho como no dia a dia.


Epicondielite Lateral

A epicondielite lateral ocorre pelos esforços intensos e repetitivos nos músculos do antebraço e do cotovelo, que favorecem a formação de microtraumatismos e a conseqüente degeneração. O surgimento da degeneração no cotovelo em geral é precedido de uma diminuição na quantidade de sangue no local, o que deixa os tecidos mal-irrigados e, portanto, mal-oxigenados.

O primeiro sintoma é dor na lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço. Em atletas, em geral o início é repentino e rápido. Já nas pessoas comuns a dor se instala aos poucos e se torna intensa e persistente. Outra indicação, sobretudo nos casos mais graves, é perda de força no braço, a ponto de não se conseguir levantar um copo.

O diagnóstico de epicondilite é clínico, onde o ortopedista realiza alguns testes para identificar se o paciente encontra-se com o problema. Pode-se comprovar a doença com ultra-som, ou até ressonância magnética. Mas, por prudência, o médico pode pedir também eletroneuromiografia, exame com o qual se detecta a chamada compressão do nervo inter -ósseo posterior, outra doença comum no cotovelo.

O tratamento da epicondilite é controverso. Em geral os médicos usam grande variedade de modalidades terapêuticas, que vão das mais simples - como aplicação de gelo e fisioterapia até as cirúrgicas. É importante corrigir o posicionamento do corpo no que se refere à cadeira, mesa de trabalho e, em especial, do braço em relação ao teclado do computador. Já a dor, sobretudo se intensa, é combatida com analgésicos e mesmo infiltração de corticóide. Esse último procedimento em geral controla rapidamente a dor. Mas, para que ela não retorne, é fundamental que a pessoa faça também fisioterapia e exercícios de reforço muscular e de alongamento, eficazes a longo prazo. Na fase de tratamento o paciente pode usar imobilizadores, pois ajudam a manter a mão e o punho na posição correta, evitando que force em excesso os músculos do braço.


Artroscopia do Joelho

O que é Artroscopia?

Artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para examinar e tratar lesões no interior de articulações. É feita com o uso de artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão.

A vantagem da artroscopia sobre outras cirurgias é que as articulações não precisam ser totalmente abertas. Ao invés disso, apenas duas pequenas incisões são feitas - uma para o artroscopia e outra para os instrumentos cirúrgicos. Isso reduz o tempo de recuperação da cirurgia e pode elevar a taxa de sucesso devido ao trauma menor aos tecidos conectivos. Artroscopia é especialmente usada por atletas profissionais, que freqüentemente lesionam as articulações do joelho e precisam de tempo de cura rápido, e também produz menos cicatriz devido às incisões menores.

Como é a cirurgia?

A cirurgia artroscópica do joelho (visualização da articulação do joelho) é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns hoje em dia. Com o paciente sob anestesia geral, sedado ou sob anestesia regional ou espinal, são feitas diversas pequenas perfurações na articulação do joelho. O artroscópio e outros instrumentos são inseridos na articulação do joelho. Com o artroscópio, o cirurgião pode ver os ligamentos, e discos do joelho (meniscos), o osso do joelho (patela), o revestimento da articulação (sinóvio) e toda a articulação. Os tecidos lesionados podem ser removidos. A artroscopia ajuda também a visualizar o interior do joelho enquanto os ligamentos e tendões são corrigidos externamente.

Quando é indicada?

A artroscopia pode ser recomendada para os seguintes problemas no joelho:


. : design by MTM Propaganda : .